sábado, 31 de março de 2012

Vendo três receptores Hobbyking !

Caros amigos leitores,

Estou vendendo três receptores Hobbyking  para o rádio HK-7x V2. Todos em perfeito estado de conservação. Um deles está zero quilômetro.  Estou mudando o rádio padrão para um JR. Para os aviões menores será usado os receptores da Orange RC em vez dos da Hobbyking, os quais bindam perfeitamente com o sistema DSM2.  Quem se interessar pelos equipamentos, é só deixar uma mensagem no blog.

HK-7X 2.4Ghz 7ch w/ 5 Model Memory TX & RX V2 (Mode 2)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os primeiros passos na montagem do Piper Pawnee...

     Ontem e hoje, nas horas vagas,  dei início a montagem do belíssimo modelo Piper Pawnee da Hangar 9. A aeronave em si tem uma planta muito parecida com o Ipanema, aeronave produzida pela nacional Embraer. 
Primeiramente, gostaria de tecer elogios a empresa Hangar 9 por vários motivos. O primeiro deles, é a qualidade dos materiais usados no KIT. A fabricante se preocupou com os mínimos detalhes, como parafusos robustos, madeira de excelente qualidade, e até mesmo  o ferrolho e os  pneus da aeronave. Sinceramente, eu nunca tinha visto pneus de aeromodelo tão bem feitos.  Eles são bem emborrachados, e com uma textura e maciez que imita realmente um Pneu "de verdade".Parece que há ar dentro deles... Eles poderiam ter sido fabricados, facilmente, pela Pirelli ou REGISMODEL Tires ... A cabine da aeronave conta com assento, inclusive contendo vincos, e coberto por uma camada levemente acolchoada, além de um sensacional painel de instrumentos. Até o momento não foi necessário desenvolver nenhuma engenhosidade para superar qualquer má fabricação. Pois, realmente, esta não existe! O manual é perfeito, conta com 52 (cinquenta e duas) páginas bem ilustradas e escritas... Coisa muito diferente dos manuais de outros kits que já montei, inclusive de fábricas de renome como a The World Models.

    Deixarei a rasgação de sedã... e irei direto ao estágio atual da montagem. Como pôde se ver nas fotos, fiz a montagem do trem de pouso, a fixação do profundor e  do leme. E por último, fixei provisoriamente o motor para verificar  se era necessário algum ajuste na altura dos montantes metálicos de fixação do motor. Para confirmar a qualidade do kit, o tamanho era exato, a fuselagem do motor vai usar os furos originais vindos no kit.  


O trem montado


O início de tudo

Situação atual... O montante metálico do kit ficou perfeito ...

terça-feira, 27 de março de 2012

Finalmente começa a montagem do Piper Pawnee 40

         Ontem tive uma excelente notícia, bem cedinho, na portaria do prédio. O porteiro disse: chegou uma encomenda para você. Não sabia bem o que era, mas suspeitava que poderia ser as peças importadas recentemente.  Não tinha ideia onde estavam estas peças, pois o rastreio do SEDEX tinha parado de funcionar no momento da entrada da mercadoria no Brasil.  É em virtude desses problemas, que ilustres, assim como Alan Cenarium, pregam a privatização dos Correios. Enfim, larguemos de delongas e vamos direto ao Piper. 
          Primeira coisa a se falar sobre ele, é que desisti  de montá-lo com motor à combustão, devido a minha experiência mal sucedida na operação do motor .46, Thunder Tiger, do meu STARFLYER, recentemente. Foi um sofrimento só, que me fez relembrar o martírio de Ivan Cai Cai na operação de seus motores à combustão. 
        O kit ARF da Hangar 9, de 2,00 metros de envergadura, será montado com os seguintes componentes: 
  1. Motor Turnigy G46;
  2. Esc trust Turnigy 70A;
  3. seis(6) servos Power HD, analógicos e com engrenagens metálicas, 8,4KG-6V (50g);
  4. Hélice 13X8 APC;
          Dúvidas surgiram quanto a viabilidade do uso de um sistema de alimentação independente,com o uso de uma bateria de LIFE(6,6V) de 2300mah para alimentar os 6(seis) servos e o receptor.A bateria disponível, 2300mah, é pesada, cerca de 210g.Gostaria de uma orientação dos amigos leitores, especialmente daqueles que têm experiência na montagem de aviões elétricos, para saber se é possível acrescentar, bem como se é viável, o uso dessa bateria para alimentação do sistema (puxado pelo MOTOR G46- BAT 5CÉLULAS-3300mah).


          Serão feitas neste blog várias postagens, quase em tempo real, da montagem da aeronave:


Kit ARF
KIT riquíssimo em detalhes

quarta-feira, 21 de março de 2012

Por problemas técnicos não foi realizado o Voo inaugural

No sábado, dia 17 de março de 2012, nos dirigimos a um campo de futebol na zona rural da cidade de Andorinha - Bahia, 480 Km de Salvador, para testarmos o EXTRA 300-L, mas, infelizmente, por problemas técnicos, não foi possível realizá-lo. Nos testes dos comandos da aeronave ainda em solo, percebemos que o servo do leme, um turnigy 9g, não suportou o esforço. As engrenagens do mesmo quebraram, devido ao esforço solicitado. Devido a dificuldade de aquisição da peça durante o fim de semana, a inauguração do mesmo foi adiada para as próximas semanas. Estamos aguardando o servo para efetuar o reparo. 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Foi finalizada a montagem do belo Extrinha 300-L

O Extra pronto  para o primeiro voo. 



Finalmente finalizamos no início da noite de hoje, 15 de março de 2012, a montagem do acrobático Extra 300-L importado há mais de cinco meses da  Company HobbyKing. Devido a negativa pelo BNDES de empréstimo de R$ 150 mil reais para a montagem  do mesmo, devido ao contingenciamento do crédito realizado por ordem do Conselho Monetário Nacional para fins de contenção do crescimento da inflação, a compra de peças e a sua montagem  ficou suspensa por quase quatro meses. Há cerca de um mês, após a liberação dos recursos pela referida instituição financeira, foi retomado os trabalhos de compra das peças e da montagem da aeronave. Agradecemos a todos nossos colaboradores pela ajuda, inclusive em orações, para que esse projeto chegasse com êxito até o final.  Aqui fica um agradecimento especial a dois amigos, Reginaldo Papa-Tango ( Ou Reginaldo Papai, se assim preferir), pela montagem inicial do kit, e ao Paulinho Mustang, aqui de Petrolina, que assessorou os meus trabalhos na parte da soldagem dos componentes eletrônicos.  Agora aprecie uma das mais belas aeronaves do Vale do São Francisco:
Faltou espaço para os componentes, super apertado! Igual a...
O início de tudo... Reginaldo Papai fez até aqui...
Os links originais perdidos- solda de acetileno

Olha a máquina aí... Voo inaugural previsto para 18.03.2012 (domingo)